Figuras Geométricas nas Artes Visuais
- visaoestudantes
- 11 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de nov. de 2020

PODEMOS ver as formas geométricas nas artes visuais de inúmeras formas, tan
to que é considerado um dos sete elementos da arte. Em adição à forma, linha, cor, textura, espaço, movimento e escala.
Formas ,unicamente, implicam algo bidimensional que tenha comprimento e largura, ou algo tridimensional que envolve volume, tenha altura, comprimento e largura, assim como um lado, que consiste em uma forma bidimensional. Podem ser divididas em formas orgânicas ou geométricas:
Formas Geométricas - são formas mais matemáticas e precisas, possuem nome. Como quadrado, que em três dimensões, se torna cubo, e um círculo, um cilindro.
Geralmente, é mais encontrado em desenhos de arquitetura, ou no padrão dos flocos de neve, por exemplo.
Formas Orgânicas - são as formas livres, mais curvilíneas e sem padrões exatos. São mais difíceis de ser nomeadas ou calculadas.
Podemos a observar na natureza, no formato de flores, folhas, nuvens, no corpo humano.
Partindo desse ponto, já podemos traçar um esboço de como essas formas se comportam durante a construção de uma obra de arte, na pintura ou desenho.
FORMAS NA PINTURA/DESENHO
Historicamente, a Arte evoluiu de desenhos representação de forma e espaço para uma representação tridimensional. Como exemplo, os desenhos da sociedade egípcia eram bidimensionais, com as cabeças e pés em perfil. As pinturas tridimensionais só surgiram a partir do Renascimento com o descobrimento da perspectiva.
Pelo fato de as pinturas serem visualizáveis em bi-dimensionalidade, é óbvio que precisamos adicionar ao desenho os fatores de cor, sombra e profundidade para que percebamos a tri-dimensão do desenho, caso assim desejado pelo artista. Mas, a partir do momento que o contorno de algo é traçado, temos um formato!
A maior parte das obras obtêm muitas formas consideradas orgânicas, como as bochechas de uma pessoa,

ou uma folha caída no chão depois de apodrecer. Mas, é fato que as formas geométricas são o começo da figura final. Por exemplo, quando queremos desenhar o rosto, começamos com uma elipse, ou uma bola com uma espécie de triângulo para o queixo, um retângulo para o pescoço e um ainda maior para os ombros. A partir disso, apenas é necessário ajustar a alguns detalhes (se o artista desejar um retrato realista, é claro.)!
. Não podemos esquecer de traços de arte como a do Romero Britto, por exemplo, que abusa dos

conceitos de figuras geométricas para fazer obras de arte incríveis, ou Picasso, com o Cubismo.
Pinturas e desenhos não devem seguir um modelo realista, como Picasso e Britto, que abraçaram as formas geométricas puras para montar suas pinturas.

Formas Geométricas nas Esculturas
A escultura é uma forma de arte tridimensional, pode ser produzida de diversas formas, com diversos materiais. Pretendemos abordar as formas geométricas nas esculturas. É importante ressaltar que elas podem surgir das mais diferentes maneiras e em alguns casos, não são percebidas.


Esculturas produzidas pelo artista francês Fesson Ludovic, da série “Back to nature”. Seu objetivo foi retratar a natureza de forma perfeita e harmônica. Podemos observar círculos e triângulos que se aprimoram de acordo com o ângulo em que são observados.

Escultura de papel feita pelo artista Matthew Shilian. Seu estilo é formado por diferentes padrões geométricos que são capazes de criar sombra e profundidade na escultura.


O escultor italiano Willy Verginer tem uma série de esculturas em madeira, onde existem algumas formas geométricas. Nas duas esculturas representadas aqui, as latas são importantes visualmente e o foco no nosso trabalho.
Como se pode perceber, nas esculturas, as formas geométricas são completamente aproveitadas, para criar obras modernas e algumas vezes, com engenharia envolvida. Artistas podem aproveitar de pirâmides, cubos, cones e ect.
Nas Artes Visuais, formas geométricas são essenciais para uma obra de arte completa. Sem elas, não teríamos traços tão únicos em pinturas, se tornaria muito mais difícil aprender a desenhar, e a as esculturas não poderiam se aproveitar de estéticas tão lindas, modernas e tecnológicas.
Comments